Capelete de frango

Capelete da nonna

Eu coloquei capelete da nonna, mas chamava minha avó de vó.

Mas lembro dela falando nonna às vezes. 

E meu pai tinha também uma coisa curiosa: neto de portugueses por parte de pai, chamava esses avós de vô e vó, neto de italianos por parte de mãe, esses ele chamava de nonno e nonna.  ;-)



Eu já disse que comida e amor pra mim são sinônimos, né?

E a comidinha mais tradicional, que me lembra mais família e amor é esta: o capelete da nonna. Eu tinha colocado capelete dos Réa, mas acho que tá bem errado, porque acho que a mãe da minha avó Mira já fazia, a bisavó Amelia Bazoni.

Minha avó fazia em todo natal e dia das mães. Eram as datas tradicionais para o capelete. E então eles passaram a fazer em outras ocasiões pra reunir a família... Minha avó Mira colocava os capeletes assim, agrupados em dez. Ao final ela contava o total...200, 300... Vóvó Mira polvilhada o capelete com farinha e fubá e deixava secando até o outro dia... A gente morava num apartamento na Rua Monsenhor Passaláqua, travessa com a Avenida Brigadeiro Luis Antonio. O apartamento era bem pequeno...mas, nesses dias, a família inteira se reunia e era uma festa! Umas vinte pessoas... e tinha aquela tradicional divisão da mesa dos adultos e a mesa das crianças. Ô saudade!

A receita é assim:

Recheio: frango cozido (1/2 peito de frango) e desfiado, presunto (200 gramas) , noz moscada (1 colher de sopa), caldo (umas duas colheres), farinha de rosca (umas duas colheres), queijo ralado (3 colheres de sopa)

Cozinhar o frango  com os temperos de sua preferência. Eu uso apenas alho, cebola e sal. Desfiar.

No liquidificador colocar um pouco de frango e uma fatia de presunto. Moer. Reservar. Continuar fazendo isso até terminar todo frango e presunto.

Acrescentar os demais ingredientes: o queijo ralado,  um pouquinho do caldo que cozinhou o frango  e um pouquinho de farinha de rosca.

Vai ficar uma massa bem homogênea.

Massa: 1/2 kg de farinha de trigo, 2 ovos, sal, manteiga, 3 colheres de sopa de água

Abrir um buraco na farinha e acrescentar os demais ingredientes. Misturar bem a massa. O ponto é uma massa macia e bem firme. Ela será aberta com um rolo de macarrão ou máquina própria.

Abrir a massa e cortar quadradinhos pequenos, acho que 3x3 (da próxima vez vou medir). Colocar um pouquinho do recheio no centro e fechar como um chapeuzinho.

Se o chapeuzinho for difícil não tem problema. Feche em triângulos que está ótimo. Não ficará tao bonito, mas ficará tão gostoso quanto!

Caldo: apenas cenouras, quatro, cinco, depende da quantidade de pessoas. Cozinhar a cenoura e bater com um pouco de água no liquidificador. Cozinhar os capeletes nesse caldo. (ahh se você leu ali em cima viu que a vovó costumava deixar a massa secar...eu sou mais prática na cozinha...faço o capelete e cozinho na mesma hora...)

Dica: se apenas colocar como recheio uma bolinha de mussarela já fica maravilhoso (Carol tem uma amiga que também se chama Carol e ela não come presunto. Fazemos assim pra ela).

Se tiver dúvida me chame ;-)

Bom apetite!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biriba

Cajuzinho da vovó Mira

bolo de cenoura na taça