Postagens

Mostrando postagens de maio, 2018

Mousse cheesecake

Imagem
Mousse cheesecake 1/2 pote de cream cheese pequeno em temperatura ambiente bater bem com um fuê até ficar fofinho Acrescentar meia xícara de açúcar, 1 colher de chá de baunilha, 1 gema sem pele Por fim acrescentar bem delicadamente 1 clara em neve. Colocar em taça individual.  Levar para gelar por pelo menos três horas. Decorar a gosto (eu coloquei um morango e chocolate branco picado) Essa aqui eu inventei. Quando fiz  cheesecake na semana passada, gostei muito da massa crua. Achei um saborzinho bem bom. Então imaginei que se colocasse para gelar ficaria algo como uma espuma, uma mousse... Fiz apenas a modificação de colocar clara em neve. E ficou bem bom. Só que tem aquela coisa do ovo cru. Muita gente tá evitando as mousses que levam ovo cru na receita, por causa da salmonela.

Cheesecake de morango

Imagem
                                   Cheesecake de morango Massa: 200 gramas de bolacha maisena (ou outra de sua preferência) 100 gramas de manteiga derretida Misture bem e forre o fundo de uma forma de aro removível Leve para geladeira por 30 minutos. 1 quilo de creamcheese em temperatura ambiente (trinta minutos fora da geladeira) Com um fuê bater bem até ficar bem aerado, fofinho. Acrescentar 1 e 3/4 de xícara de açúcar, 5 ovos + 2 gemas, 1 colher de sopa de extrato ou essência de baunilha,  1 colher de sopa de farinha de trigo diluída em 1/2 copo creme de leite fresco. Misturar tudo e colocar sobre a bolacha. Forrar a assadeira com papel alumínio. Levar para assar por aproximadamente uma hora, no forno baixo (150 graus) em banho-maria (água fervendo). Levar para gelar antes de desenformar. Coulis de morango Morangos lavados e picados, açúcar a gosto. Levar ao fogo três minutos. Bater no liquidificador. Ac

Purê de batata

Imagem
Purê de batata Cozinhar a batata em água até ficar bem molinha.  (Pode cozinhar com ou sem a casca). Dica: uso uma batata média por pessoa.  Amassar com o utensílio apropriado ou mesmo com um garfo até que fique sem nenhum pedacinho de batata. Dica: não esperar esfriar. Amassar ainda bem quente. Acrescentar sal a gosto, uma colher de sopa de manteiga e leite o quanto basta para dar cremosidade (se quiser pode colocar uma colher de sopa de creme de leite e queijo ralado a gosto) Bata com uma colher de pau para ficar numa textura bem bonita.  Colocar um fio de azeite numa panela e levar o purê para dar uma fritadinha. Prontinho!

Fondue de morango

Imagem
                                      Fondue de morango Derreter o chocolate em banho-maria ou micro-ondas (na foto chocolate ao leite, mas pode ser qualquer um de sua preferência) Picar o morango e colocar em cima do chocolate derretido. Da série: melhor sobremesa rápida do mundo ;-)

Merengue de morango

Imagem
                                    Merengue de morango Picar os morangos mais vermelhinhos. Bater o chatilly conforme instruções da embalagem Amassar os suspiros para ficar um pó grosso. (Tem receita do suspiro aqui no blog). Montar  do jeito que quiser, na taça (foto) ou num pirex.

Carne de sol

Imagem
                                                                                           Carne de sol Pode usar qualquer tipo de carne. Usei maminha. Forrar uma assadeira (usei aquelas de alumínio, veja na foto) com bastante sal grosso. Colocar a carne em cima e sobre a carne colocar novamente bastante sal grosso, até a carne desaparecer completamente. Levar para assar por aproximadamente uma hora e meia. Retirar todo o sal grosso e passar na frigideira na manteiga de garrafa (eu usei manteiga normal).

Suspiro da vovó Mira

Imagem
                                      Suspiro da vovó Mira 4 claras 200 gramas de açúcar Levar ao fogo em banho maria até esquentar bem e ficar sem nenhuma pedrinha de açúcar. Bater na batedeira até esfriar e ficar picos bem firmes e bonitos. Pode usar bico de confeiteiro ou fazer gotas com uma colherinha. Colocar numa assadeira sobre papel manteiga (eu não tinha e untei com manteiga - ficou ótimo) e levar para assar em forno baixo (até 150 graus) e com a porta do forno aberta (pode ser com uma colher de pau), durante mais ou menos uma hora e meia. Desligar o forno e deixar os suspiros esfriarem lá dentro.

Pavê da vovó Mira

Imagem
Pavê da vovó Mira Creme amarelo 1 lata de leite condensado 3 gemas (tirar a pele) 1 lata de leite Levar ao fogo até engrossar. Assim que engrossar está bom. Não deixei ficar depois disso porque pode talhar. Colocar num pirex grande.  Eu fiz dois pequenos (foto abaixo). Sobre o creme amarelo colocar delicadamente os biscoitos champagne. Molhar cada biscoito com uma colher de sopa de leite com nescau (meio copo de leite, uma colher de nescau) Creme branco 3 claras batidas em neve firme 3 colheres de açúcar 1 lata de creme de leite sem soro Colocar o creme branco sobre as bolachas e levar para gelar por pelo menos 12 horas.

Bala de brigadeiro

Imagem
                                                                    Bala de brigadeiro 1 lata de leite condensado 2 colheres de sopa de nescau 1 colher de manteiga Levar ao fogo como brigadeiro. Quando chegar ao ponto de brigadeiro marcar mais 8 minutos. Mexer o tempo todo e deixar em fogo baixo. Colocar num prato untado com manteiga e deixar esfriar. Untar a mão com manteiga e fazer pequenos rolinhos. Com uma faca cortar pedaços pequenos e passar no açúcar. Guardar num pote bem fechado. A bala é macia. Cuidado para não colocar muitas balas no pote, pois pode amassar as de baixo.

Quindim (quindão)

Imagem
            Quindim Peneire as gemas, não fique misturando com a colher e não raspe a parte de baixo da peneira. (apenas quebre a gema e espere escorrer) Bata no liquidificador todos os ingredientes e coloque numa assadeira untada com manteiga e polvilhada de açúcar.  Deixe um pouquinho mais de açúcar no fundo da assadeira. Esse açúcar que formará aquela caldinha que deixa o quindim brilhando e molhadinho. Deixe descansar duas horas antes de ir para o forno pre-aquecido a 180 graus. Colocar em banho maria, coberto com papel manteiga e com a água já fervendo. Deixar assar por 40 a 50 minutos. Deixe coberto com papel alumínio os primeiros 20 minutos. Quando espetar um palito e sair seco, está pronto. Eu tenho usado três receitas de quindim e elas ficam muito boas. Mas nem sempre meu quindim fica bom. Não sei ainda o motivo certo. O quindim de hoje ficou maravilhoso. Tive que me segurar para parar de comer (e ainda estava morno). Mas ele ficou com ess

Chiffon da mamãe

Imagem
Massa: 4 claras em neve (reservar) Em outro recipiente, bater as 4 gemas com 2 xícaras de açúcar e 1/2 xícara de óleo. Bater até ficar bem clarinho e fofo. Acrescentar 1/2 xícara de nescau diluído em 1 xícara de água quente e 2 xícaras de farinha de trigo. Bater até misturar bem. Acrescentar 1 colher de sopa de baunilha, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de café (pode usar o nescafé) e também as claras em neve. Misturar delicadamente com uma colher de pau. Colocar numa assadeira untada e enfarinhada. E levar para assar até o palito sair sequinho. (Assa rápido). Não ficar abrindo o forno. Recheio e cobertura: 2 xícaras de açúcar 1 ovo 100 gramas de margarina Bater até ficar bem clarinho. Acrescentar 1 xícara de nescau.  E bater muito bem. Levar para geladeira até o bolo ficar assado e frio. Não cobrir o colo enquanto ele estiver quente. São várias, é verdade. Mas essa é uma das receitas que mais me lembra minha mãe, minha infância. E